MONARQUIA TRADICIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 A Restauração da Monarquia - António Sardinha

Ir para baixo 
AutorMensagem
Daniel Santos Sousa
Marinheiro
Marinheiro
Daniel Santos Sousa


Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 32
Local/Origem: : Coimbra
Data de inscrição : 13/09/2013

A Restauração da Monarquia - António Sardinha  Empty
MensagemAssunto: A Restauração da Monarquia - António Sardinha    A Restauração da Monarquia - António Sardinha  EmptySex 13 Jun - 14:16:44

A Restauração da Monarquia - António Sardinha  Images?q=tbn:ANd9GcQG_Aj8aaUmyY3rc-TX_-7_dQGJEl4VS2BCGjTZ35ULsWCAoM9-hQ


"A restauração da Monarquia, — ponderava já De La Barre de Nanteuil — , não é simplesmente a restituição do poder ao rei, mas a restauração de todas as leis fundamentais do povo. Pois, exactamente, nas «leis fundamentais» do povo, é que a nossa Monarquia tradicional assentava a sua razão histórica de existir. Não pensemos, de modo nenhum, em que seriam preceitos escritos, formando o que em boa mitologia política se convencionou chamar uma «constituição». Saídas de vários condicionalismos, tanto sociais como físicos, duma nacionalidade, formariam, quando muito, pelo consenso seguido das gerações, a observância dos princípios vitais da colectividade, — Família, Comuna e Corporação, ou seja Sangue, Terra e Trabalho, cujo conjunto admirável Le Play designaria de «constituição-essencial».

De «Monarquia limitada pelas ordens», classificaram os tratadistas portugueses a nossa antiga Realeza. Correspondendo às forças naturais da sociedade, organizadas e hierarquizadas em vista ao entendimento e bases do comum, as «ordens» do Estado eram, a dentro dos seus foros e privilégios, as depositárias natas dessas «leis fundamentais». Cada associação, cada classe, cada município, cada confraria rural, cada behetria, possuía na Idade Média o seu estatuto próprio, a sua carta de foral. Legislação positiva destinada a normalizar e a coordenar as exigências da vida quotidiana, tomava o «costume» por base e consagrava a experiência como sua regra inspiradora.

(António Sardinha, A Teoria das Cortes Gerais — Prefácio a «Memórias para a História e Teoria das Cortes Gerais» do 2.º Visconde de Santarém, Biblioteca do Pensamento Político, Lisboa, 1975 (2.ª edição).
Ir para o topo Ir para baixo
http://literaturamarginalis.blogspot.pt/
 
A Restauração da Monarquia - António Sardinha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que quer dizer monarquia?
» Monarquia+Verde
» A Monarquia é transversal?
» Monarquia Social
» A Monarquia Tradicional Morreu?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MONARQUIA TRADICIONAL :: MONARQUIA TRADICIONAL-
Ir para: