MONARQUIA TRADICIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O CASO CADAVAL

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
fidalgueiro de cascais
Capitão de Mar e Guerra
Capitão de Mar e Guerra



Número de Mensagens : 33
Local/Origem: : cascais
Data de inscrição : 15/03/2006

O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: O CASO CADAVAL   O CASO  CADAVAL EmptySeg 25 Fev - 19:55:38


Amigos

incrivel!
Incrivel!
Incrivel!
Absurdo!
Absurdo!
Absurdo!
Envergonhado!
Envergonhado!
Envergonhado!!!!!!!!!!!!!!!!!
Figura mesquinha!
Figura mesquinha!
Figura mesquinha!

Cumprimentos,
FdC




O Caso Cadaval

Após o falecimento de D. Jaime Álvares Pereira de Melo, Duarte Pio deparou-se com um problema no que se refere à passagem do título nobiliárquico correspondente à chefia da antiga e histórica Casa Cadaval. É que D. Jaime, 10º Duque de Cadaval, celebrou durante a sua vida dois casamentos, tendo sido o primeiro de natureza civil e o segundo religioso. De cada casamento, o Duque teve duas filhas e teve ainda, além destas, um filho varão (mas ilegítimo). Aconteceu que, após a sua morte, ambas as filhas mais velhas dos dois casamentos disputaram o título de Duquesa de Cadaval, deixando de parte o filho varão ilegítimo – que, desde logo, ficara excluído da linha de sucessão do Ducado. Porém, como D. Diana já era Marquesa de Ferreira e este título é subsidiário do de Duque de Cadaval (sendo costume os Duques passarem este título de Marquês aos seus herdeiros presuntivos no Ducado), Duarte Pio resolveu a questão optando por conceder o título de 11ª Duquesa de Cadaval à filha mais velha do casamento religioso (antes Marquesa de Ferreira) e criou o novo título de Duquesa de Cadaval-Guerrand-Hermès a favor da filha mais velha do casamento civil (o primeiro a ser celebrado), D. Rosalinda Álvares Pereira de Melo. Passou a esta, ainda, o título de Marquesa de Ferreira e de Condessa de Tentúgal, e tornou-a herdeira presuntiva do Ducado de Cadaval. Assim a 12ª Duquesa de Cadaval será um dia, eventualmente, a D. Rosalinda ou, na sua falta, a sua herdeira, sendo preterida a descendência da actual 11ª Duquesa.

A criação e concessão do novo título "Cadaval-Guerrand-Hermès" é muito controversa por várias razões: entre outras, a do título ter sido concedido depois da implantação da República em Portugal e ainda a de ter sido criado por Duarte Pio (a quem é questionada a legitimidade da chefia da Casa Real e da criação e concessão de títulos nobiliárquicos).

Duarte Pio, ao ter optado pela concessão do título de Duquesa de Cadaval a D. Diana Álvares Pereira de Melo e tê-la destituído do título de Marquesa de Ferreira (que passou assim para D. Rosalinda), acabou por ignorar o facto do Marquesado de Ferreira ser subsidiário do Ducado de Cadaval. Além do mais, ignoram-se os motivos concretos pelos quais o Ducado de Cadaval terá sido concedido à filha mais velha do 2º casamento de D. Jaime quando, ao mesmo tempo, foi a D. Rosalinda quem Duarte Pio concedeu a herança presuntiva do Ducado (e não à descendência directa de D. Diana).
Não obstante das situações invulgares anteriormente descritas, o já chamado "Caso Cadaval" apresenta recentemente outra questão delicada a ser observada: o casamento da 11ª Duquesa de Cadaval com Sua Alteza Real, o Príncipe Charles Phillipe d'Orleães – agendado para Junho de 2008, em Évora. Isto porque, tratando-se da Casa Cadaval uma casa com varonia real e que possui uma duradoura tradição secular de uso de apelido composto, etc., o principal título do Ducado poderá sair totalmente descaracterizado se misturado com o do actual noivo da Duquesa, Príncipe de Orleães.

Notas soltas:

Na revista francesa Point-de-Vue", a advogada de D. Rosalinda Álvares Pereira de Melo chegou a publicar um comentário onde reivindicava o facto da sua cliente ser a legítima Duquesa de Cadaval. Posto isso, a revista contactou Duarte Pio e obteve como resposta deste que, ao não ser o respectivo Ducado um título de Juro e Herdade (como acontece com os cerca de 70 existentes em Portugal) e a pedido do falecido 10º Duque de Cadaval, concedeu-se a D. Diana o título de 11ª Duquesa de Cadaval e os seus títulos subsidiários a D. Rosalinda (que também poderá usar em vida o titulo de Duquesa de Cadaval-Guerrand-Hermés). Quanto aos sucessores de uma ou de outra que venham a pretender usar o título de Duque de Cadaval, diz a revista que Duarte Pio afirmou caber essa decisão ao Duque de Bragança que existir na época.

_________________
JFCARDOSO DE SOUSA
Ir para o topo Ir para baixo
Valdez
Almirante do Império
Almirante do Império
Valdez


Número de Mensagens : 926
Local/Origem: : www.reifazdeconta.pt.vu
Data de inscrição : 13/12/2006

O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: Re: O CASO CADAVAL   O CASO  CADAVAL EmptySeg 25 Fev - 20:00:25

Mais uma palhaçada de Duarte Pio, não só em conceder aquilo que ele próprio não tem " foros de nobreza" como estas trocas e baldrocas.
Obviamente que se o caso fosse tratado com D. Rosário o titulo seria de D. Rosalinda que é quem tem direito, ao mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
http://realcasaportuguesa.org
Pedro Reis
Condestável-mor
Condestável-mor
Pedro Reis


Masculino
Número de Mensagens : 537
Idade : 50
Local/Origem: : Santa Cruz
Data de inscrição : 28/11/2006

O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: Re: O CASO CADAVAL   O CASO  CADAVAL EmptyQua 27 Fev - 3:16:05

Será que posso pedir para me devolverem o título de Conde de Testável?
Ir para o topo Ir para baixo
Plebeu
Comodoro
Comodoro



Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/05/2007

O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: Re: O CASO CADAVAL   O CASO  CADAVAL EmptyQui 28 Fev - 22:01:11

Eu também quero um titulo, pode ser?
Ir para o topo Ir para baixo
Duque de Carnaval
Marinheiro
Marinheiro
Duque de Carnaval


Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/05/2008

O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: A Casa Ducal de Cadaval é um "branche cadet" de MINHA Casa.   O CASO  CADAVAL EmptyQua 7 maio - 19:08:20

O primeiro Duque de Carnaval foi feito por Heriberto de Aquitânia. Nenhuma das duas supostas "titulares" fazem jus à legítima incorporação do título. Em Raul Solnado é que recai a sucessão dinástica de Cadaval, "branche cadet", repito, "branche cadet ibérico" da Casa Ducal de Carnaval.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O CASO  CADAVAL Empty
MensagemAssunto: Re: O CASO CADAVAL   O CASO  CADAVAL Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O CASO CADAVAL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Olivença

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MONARQUIA TRADICIONAL :: GERAL-
Ir para: