MONARQUIA TRADICIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 SUBDITOS ADORMECIDOS...

Ir para baixo 
AutorMensagem
umdos3poderes
Marinheiro
Marinheiro



Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/02/2009

SUBDITOS ADORMECIDOS... Empty
MensagemAssunto: SUBDITOS ADORMECIDOS...   SUBDITOS ADORMECIDOS... EmptySáb 14 Fev - 4:57:50

Desde criança, o meu imaginário gira em torno de um reino em que o povo vive feliz, onde nada falta e o respeito uns pelos outros é de tal maneira instituído na nossa formação que nunca o povo achou necessário colocar esse facto por escrito.
Quando cheguei à pré-adolescência e comecei a estudar a História de Portugal, apresentaram-me um D.Miguel usurpador, tirano, sanguinário, fratricida e sei lá mais o quê...como qualquer estudante que se preze, tratei de despachar a função e conseguir o licenciamento o mais depressinha possível...as vicissitudes da vida porém, não me permitiram continuar os meus estudos académicos, mas fiz nessa altura a promessa de nunca esquecer que se um dia pudesse, lutaria por dignificar aquele que na minha opinião teria impedido a Republica sem ter inviabilizado a Res Publica...

Não vou dar-me ao trabalho de mostrar o óbvio, nem vou sequer alongar-me na "esperteza saloia" de D.João VI tentar continuar com o reino de Portugal e Brasil. Não vou explorar o facto de que a independência do Brasil estava tão iminente que D.João VI acautelou o seu governo, fazendo redigir um rascunho da constituição brasileira onde acautelava o lugar de seu filho primogénito, tanto como governante numa, como na outra futura nação independente. À lusa moda dos caçadores, 2 coelhinhos numa cajadada só...

Só que no meio desta tramoia toda, existia um rapazinho, para quem a tradição ainda era o que era e que em Dezembro fazia frio e chovia, a canção nacional era o fado e não o samba, as touradas eram o ópio do povo e as putas de alfama eram genuínas damas de prazer em deterimento das madamas de além-mar...perdoem-me, mas só na última semana, li 6445 cartas particulares dos anos de 1819 a 1837, de várias facções políticas e uma coisa é certa, neste ponto, todas concordavam...

Muito de mal se tem dito sobre D.Miguel, mas parece terem esquecido que D.Pedro de Alcântara redigiu uma "Carta" em que Sua Magestade se quiser, manda p´ro beleléu tudo o que não esteja de acordo com "Sua Magestade"...também não me vou dar ao trabalho...vão lá ver, que foi o mesmo que eu fiz...procurei!

Não esquecendo que metade da política do Sr. D.Miguel acautelava já uma possivel insurreição Republicana, reservo-me o direito de pensar que se a coisa tivesse sido feita de outra maneira, ainda hoje tínhamos um Monarca a zelar pelos nossos direitos e deveres. Pela justeza do seu caracter, não teria sido necessária a instauração da Republica, que mais não é a meu ver que a legitimação dos ideiais de Sua alteza Real o Sr.D.Miguel I, que por força das circunstâncias se deu o nome de REPUBLICA, afinal, aquilo porque ele próprio achou fundamental, assentar o governo na Res Publica, a "causa pública".

Se um dia acabar o meu curso, aquele que escolhi para defender aquele que considero o maior monarca Português, espero ver o nome do Sr. D.Miguel, não como o "usurpador", mas sim como o "Inovador".
Ir para o topo Ir para baixo
umdos3poderes
Marinheiro
Marinheiro



Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/02/2009

SUBDITOS ADORMECIDOS... Empty
MensagemAssunto: Re: SUBDITOS ADORMECIDOS...   SUBDITOS ADORMECIDOS... EmptySáb 14 Fev - 17:43:11

Onde se lê "6445", como devem calcular é um erro..."645" é o numero correcto.
Ir para o topo Ir para baixo
 
SUBDITOS ADORMECIDOS...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MONARQUIA TRADICIONAL :: GERAL-
Ir para: