MONARQUIA TRADICIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Vila Francada

Ir para baixo 
AutorMensagem
O Conjurado
Almirante
Almirante
O Conjurado


Masculino
Número de Mensagens : 128
Local/Origem: : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2006

Vila Francada Empty
MensagemAssunto: Vila Francada   Vila Francada EmptyTer 1 maio - 21:05:35

A Vila-Francada


A Vila-Francada foi um golpe de Estado ocorrido entre 27 de Maio e 3 de Junho de 1823, que pôs fim à primeira experiência liberal em Portugal. A 27 de Maio, o Infante D.Miguel, defensor intransigente das instituições absolutistas, dirigiu-se para Vila Franca de Xira à frente de um regimento de infantaria. Dois dias depois saem todas as tropas de Lisboa, com excepção de um regimento, que fica de protecção ao rei D.João VI. Entretanto, verificou-se uma cedência das Cortes e a crise resolveu-se, com a entrega do comando do exército a D.Miguel. D.João VI assumia assim um compromisso com D.Miguel que viria a revelar-se pouco duradouro.

Discurso de D.Miguel:

«Portugueses:
É tempo de quebrar o férreo jugo em que vivemos (...) A força dos males nacionais, já sem limites, não me deixa escolha (...) Em lugar dos primitivos direitos nacionais que vos prometeram recuperar em 24 de agosto de 1820, deram-vos a sua ruína e o Rei reduzido a mero fantasma; (...) a nobreza (...) à qual deveis a vossa glória nas terras de África e nos mares da Ásia, reduzida ao abatimento e despojada do brilho que outrora obtivera do reconhecimento real; a religião e os seus ministros, objecto de mofa e de escárnio (...) Acho-me no meio de valentes e briosos portugueses, decididos como eu a morrer ou a restituir a Sua Majestade a sua liberdade e autoridade (...) não hesiteis, eclesiásticos e cidadãos de todas as classes, vinde auxiliar a causa da religião, da realeza e de vós todos e juremos não tornar a real mão, senão depois de Sua Majestade ser restituído à sua autoridade.»


Proclamação de D.Miguel, Vila Franca, em 27 de Maio de 1823.
Ir para o topo Ir para baixo
O Conjurado
Almirante
Almirante
O Conjurado


Masculino
Número de Mensagens : 128
Local/Origem: : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2006

Vila Francada Empty
MensagemAssunto: Re: Vila Francada   Vila Francada EmptyTer 1 maio - 21:10:40

A Abrilada


A Abrilada foi um movimento contra-revolucionário desencadeado contra o regime liberal pelo Infante D.Miguel, a 29 de abril de 1824, na sequência da Vila-Francada. Por ordem de D.Miguel, comandante-chefe do exército português, as tropas aquarteladas na capital revoltaram-se e o rei foi colocado sob custódia, fazendo D.Miguel saber que pretendia salvaguardá-lo de um golpe de Estado. Efectuaram-se inúmeras prisões políticas. Enormes pressões diplomáticas levaram o rei D.João VI a desautorizar o filho, que partiu para o exílio a 13 de maio do mesmo ano.

Discurso de D.Miguel:

«Soldados!Se o dia 27 de maio de 1823 raiou sobre maneira maravilhoso, não será menos o de 30 de abril de 1824; antes um e outro irão tomar distinto lugar nas páginas da História Lusitana; naquele, deixei a Capital para derrubar uma facção desorganizadora, salvando o Trono e o Excelso Rei, a Real Família e a Nação inteira, dando mais um exemplo de virtude à Sagrada Religião que professamos como verdadeiro sustentáculo da Realeza e da Justiça; e neste, farei triunfar a grande obra começada dando-lhe segura estabilidade, esmagando de uma vez a pestilenta cáfila de Pedreiros Livres, que aleivosamente projectava alçar a mortífera foice para acabar e de todo extinguir a reinante Casa de Bragança. Soldados!Foi para este fim que vos chamei às armas, plenamente convencido da firmeza do vosso carácter, da vossa lealdade e do decidido amor pela Causa do Rei. Soldados!Sejais dignos de Mim, que o Infante D.Miguel, Vosso Comandante em Chefe, o será de vós. Viva El-Rei Nosso Senhor, Viva a Religião Católica Romana, Viva a Rainha Fidelíssima, Viva a Real Família, Viva o Brioso Exército Português, Viva a Nação, Morram os malvados Pedreiros Livres!».

Proclamação de D.Miguel, Palácio da Bemposta, em 30 de abril de 1824 (adaptação).
Ir para o topo Ir para baixo
 
Vila Francada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vila Verde de Ficalho,1ºDezembro Patriótico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MONARQUIA TRADICIONAL :: GERAL-
Ir para: