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| | Contra o Aeroporto da Ota | |
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+3Pedro Reis José Tomaz Mello Breyner Valdez 7 participantes | |
Autor | Mensagem |
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José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 9:57:39 | |
| - António Matos escreveu:
- Caro Zé Tomaz
De quem são os terrenos, onde estes democratas pretendem instalar o aeroporto da OTA?
Um abraço,
António Matos Caro António Não faço a menor ideia, mas em Ota... podem ser de Siqueiras ou de Belmontes, ou mesmo de Braganças (Lafões) Quinta do Archino. Mas de quem são? Um abc~ Zé Tomaz | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:28:08 | |
| <FONT face=Arial>Ex.mo Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
No passado mês de Maio, enviei uma mensagem electrónica a V. Ex.cia e uma outra a S. Ex.cia o Primeiro-ministro, solicitando um esclarecimento ao processo de decisão da localização do Novo Aeroporto de Lisboa.
Passado pouco mais de mês, recebi de ambas as partes ofícios informando-me que teria sido dada a devida atenção à minha mensagem e que as minhas considerações estariam a ser objecto de análise.
No entanto, não tendo desde então recebido qualquer esclarecimento, prossegui a análise dos vários estudos e documentos disponibilizados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (ou por entidades por ele tuteladas), referentes aos processos do Novo Aeroporto de Lisboa e da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, verificando a existência de algumas questões para as quais continuei a não encontrar resposta.
No dia 17 de Novembro, enviei um novo pedido de esclarecimento do qual voltei a não obter qualquer resposta.
Nesse sentido, venho novamente por este meio, como cidadão e contribuinte, solicitar a V. Ex.cia que providencie as respostas às seguintes questões, as quais me parecem legítimas e pertinentes:
1 - Porque é que o estudo elaborado pela ANA em 1994 (que identifica a Base Aérea do Montijo como a melhor localização para o novo aeroporto e que classifica a Ota como a pior e mais cara opção) não se encontra disponível no site da NAER?
2 - Porque é que o estudo elaborado pela Aeroports de Paris em 1999 (que recomenda a localização do NAL no Rio Frio e que classifica a Ota | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:32:32 | |
| Este site está cheio de problemas de software. Publiquei uma carta com 21 pontos e só aparecem 2. Estranho <FONT face=Arial>Ex.mo Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
No passado mês de Maio, enviei uma mensagem electrónica a V. Ex.cia e uma outra a S. Ex.cia o Primeiro-ministro, solicitando um esclarecimento ao processo de decisão da localização do Novo Aeroporto de Lisboa.
Passado pouco mais de mês, recebi de ambas as partes ofícios informando-me que teria sido dada a devida atenção à minha mensagem e que as minhas considerações estariam a ser objecto de análise.
No entanto, não tendo desde então recebido qualquer esclarecimento, prossegui a análise dos vários estudos e documentos disponibilizados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (ou por entidades por ele tuteladas), referentes aos processos do Novo Aeroporto de Lisboa e da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, verificando a existência de algumas questões para as quais continuei a não encontrar resposta.
No dia 17 de Novembro, enviei um novo pedido de esclarecimento do qual voltei a não obter qualquer resposta.
Nesse sentido, venho novamente por este meio, como cidadão e contribuinte, solicitar a V. Ex.cia que providencie as respostas às seguintes questões, as quais me parecem legítimas e pertinentes:
1 - Porque é que o estudo elaborado pela ANA em 1994 (que identifica a Base Aérea do Montijo como a melhor localização para o novo aeroporto e que classifica a Ota como a pior e mais cara opção) não se encontra disponível no site da NAER?
2 - Porque é que o estudo elaborado pela Aeroports de Paris em 1999 (que recomenda a localização do NAL no Rio Frio e que classifica a Ota | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:33:42 | |
| Quem não tem cão caça com gato <FONT face=Arial>3 - Porque é que todos os estudos e documentos disponibilizados, elaborados entre 1999 e 2005, incluindo o "Plano Director de Desenvolvimento do Aeroporto", tiveram como premissa a localização na Ota, considerada nessa altura como a pior e mais cara opção?
4 - Porque é que o documento apresentado | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:34:10 | |
| <FONT face=Arial>4 - Porque é que o documento apresentado | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:34:42 | |
| <FONT face=Arial>4 - Porque é que o documento apresentado | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 28 Mar - 14:35:11 | |
| como suporte da decisão de localização na Ota é apenas um "Estudo Preliminar de Impacto Ambiental", no qual questões determinantes para a localização de um aeroporto (operações aéreas, acessibilidades, impacto na economia) foram tratadas de um modo superficial, ou não foram sequer afloradas? | |
| | | António Matos Capitão de Mar e Guerra
Número de Mensagens : 28 Idade : 61 Local/Origem: : Vila Real Data de inscrição : 22/12/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qui 29 Mar - 14:52:33 | |
| Caro Zé Tomaz
Parece que os terrenos mudaram de dono recentemente. Será verdade?
Quem serão os novos donos? Se soubermos quem são os novos donos, talvez compreendamos a insistência da construção do aeroporto na OTA.
Se for verdade, o escândalo talvez seja maior que o da prisão de Rosário Poidimani.
Um abraço,
António Matos | |
| | | Pedro Reis Condestável-mor
Número de Mensagens : 537 Idade : 50 Local/Origem: : Santa Cruz Data de inscrição : 28/11/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Sex 30 Mar - 0:39:32 | |
| Eu acho que na OTA vão é construir uma plataforma política! A verdadeira rampa de lançamento do PS, enquanto partido modernizador das infraestruturas nacionais e enriquecedor dos bolsos de alguns, isto, claro está, na visão globalizante de não se perder os low cost, que iriam para madrid, como é conveniente dizer... | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 4 Abr - 16:44:13 | |
| 25 de Março de 2007
Caro José Sócrates,
Envio-lhe a seguir uma carta dirigida ao António Guterres, em 1999, sobre o aeroporto da Ota que publiquei em vários jornais (nomeadamente no "Público" de 26/6/99). Em anexo envio um texto que o nosso camarada Reis Borges, antigo deputado do PS e membro do Conselho Superior da Obras Públicas, me autorizou a publicar na véspera de morrer, em Setembro último. Este texto seguiu-se a uma série de artigos que ele publicou no Diário de Notícias, que devem ser lidos e meditados por quem tiver de tomar decisões sobre grandes obras públicas em Portugal.
Nós não vimos no aeroporto da Ota unicamente uma obra cara, com inconvenientes do ponto de vista aeronáutico, de dificilima construção e com maus acessos. Vimos, sobretudo, uma obra que atrofiava o nosso País, por ser acanhada à partida, não ter possibilidades de expansão e deixar a possibilidade de construção de um outro aeroporto, necessário dentro de alguns anos, nas mãos do futuro concessionário. (Com uma localização do NAL que permita a sua construção faseada, a privatização da ANA pode ser evitada agora, e talvez sempre. Uma privatização superior a 50% significa, claramente, uma transferência para outros dum poder de tomar decisão que conviria ao País manter).
Não há, rigorosamente, nenhum argumento sério que justifique a construção de um aeroporto na Ota. Os engenheiros começaram agora a discutir os problemas desta construção e dos seus acessos, que em grande parte ainda não passam de meros esboços.
Estou certo que poderemos chegar a boas soluções nos problemas da localização do novo Aeroporto de Lisboa (NAL) e do traçado da futura rede ferroviária, se eles forem convenientemente discutidos fora, e também dentro do PS.
O governo poderá certamente contar com um franco apoio dos técnicos se, na Cimeira Ibérica deste ano, propuser a construção com alta prioridade da linha de TGV de Badajoz ao Pinhal Novo. Se tal for feito, teremos uma folga para discutir seriamente o problema da travessia ferroviária do Tejo e da estação terminal dos TGV em Lisboa.Poderemos começar uma obra a curto prazo e os engenheiros terão tempo para se inteirar das dificuldades da construção e do impacto ambiental do aeroporto da Ota. Com a rede ferroviária definida a Sul do Tejo, será facil escolher uma conveniente alternativa para a localização do NAL.
É este, certamente, o desejo dos portugueses.
Com as minhas melhores saudações socialistas
António Brotas
CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO SOBRE O AEROPORTO (1999) *
Caro Guterres,
Acho que lhe devo dizer que a construção do futuro aeroporto na Ota é uma decisão em absoluto errada, altamente gravosa para o país, o que com o tempo se tornará cada vez mais evidente.
Envio-lhe uma fotocópia da folha 30 D da Carta Geológica de Portugal com a indicação da implantação do aeroporto na Ota prevista pelos "Aeroport de Paris". Esta implantação obriga a uma movimentação de terras da ordem dos 50.000.000 de metros cúbicos (cêrca de 5 vezes a actual movimentação de terras anual em todo o país).
Mas, os ADP, não notaram, ou não se importaram, com o facto da implantação indicada obrigar a canalizar, não unicamenter a Ribeira do Alvarinho, com uma bacia hidrográfica de 10 Km2, mas, também, a Ribeira da Ota com uma bacia hidrográfica muito maior. Esta obra, altamente contra indicada, obriga, se se insistir em construir o aeroporto na Ota, a construi-lo mais para Oeste, o que obriga a fazer uma movimentação de terras francamente maior.
Em qualquer caso, o aeroporto ficará um aeroporto acanhado, com duas pistas e sem qualquer possibilidades de expansão, o que é, de facto, confrangedor, quando se vê que está prevista a construção até uma 5ª pista do aeroporto de Barajas em Madrid, que poderá, assim, receber até 45 milhões de passageiros ano, estando já os espanhois a prever a sua duplicação ou a sua substituição por outro que permita receber 90 milhões.
Grande parte dos acessos e do próprio aereoporto, que ficará a uma cota de cêrca de 30 m, terá de ser feita sobre lodos, argilas e areias argilosas do leito de ribeiras, com cotas de 5m, que terão de ser consolidadas, obra sempre delicada, antes de serem feitos os aterros. A autoestrada, por exemplo, ainda continua a ter assentamentos na zona em que passa sobre uma pequena ribeira antes do viaduto da Ota. Uma obra destas não deve ser construida sem sondagens muito cuidadas. Enquanto não são feitas, que se procure, ao menos, a informação existente, que mais não seja ao nível dos trabalhos da cadeira de Geologia dos alunos do 3º ano do Técnico.
Os acessos, rodoviários e ferroviários, que terão de entrar pelo Sul, são, de facto, um problema complicado, que poderá encarecer muito a obra.
Note-se, que não foi ainda indicado, e não se vê facilmente onde poderão ser construidos , os parques de estacionamento de automóveis, em absoluto necessários ao lado de um aeroporto, aparentemente neste caso esquecidos. Entre os 5 e os 30 metros nem sequer sabemos a que cota ficarão.
Não parece estar ainda quantificado o custo da duplicação da autoestrada, paralela e a oeste da actual, considerada necessária para assegurar o acesso ao aeroporto da Ota. Quem viajar para o Norte pela estrada actual e olhar para a esquerda e vir o relevo não poderá, no entanto, deixar de ficar impressionado com o que poderá custar.
Não refiro aqui outras questões relacionadas com a localização do novo aeroporto umas, porque exigem uma discussão ampla e aberta, que gostaria que viesse a ser feita nos meios universitários, outras, porque exigem estudos técnicos que, depois de feitos, devem ser sujeitos à crítica dos especialistas ou, pelo menos, de quem os entenda. São exemplo, os estudos sobre segurança aérea que incluem as questões relacionadas com ventos, nevoeiros e choques com aves - é impressionante a ligeireza e superficialidade com que vejo referir esta última questão, e usa-la como argumento sem apoio em dados ou estudos minimamente suficientes.
Limitei-me a apresentar elementos, que penso suficientes, para excluir, desde já, a localização na Ota. Quem não tiver esta opinião, o que tem a propor é a continuação dos estudos, da solução da Ota e da solução do Rio Frio. Se, porventura, os estudos aprofundados da solução do Rio Frio, que tem, aliás variantes, vierem a desaconselhar esta solução, o que há a fazer é estudar outras soluções que o país, felizmente, tem outras possiveis.
O que não admissivel, é com estudos superficialmente referidos e mais do que insuficientes, eliminar desde já a solução Rio Frio e, deste modo, pretender fazer aceitar a solução da Ota, que tem os gravíssimos inconvenientes referidos no início desta carta, que ninguém rebateu.
O Guterres, como eu, é engenheiro. É Primeiro Ministro, mas o país é tanto meu como seu. Escrevi esta carta procurando usar uma linguagem de engenheiro. Mas, pode crer, sinto-me triste e inquieto ao ver hoje no título de um jornal, uma notícia que, a ser verdade, não tenho dúvida, prejudica e inferioriza muito o meu país.
Com as melhores saudações subscrevo-me(24/6/99)
António Brotas | |
| | | António Matos Capitão de Mar e Guerra
Número de Mensagens : 28 Idade : 61 Local/Origem: : Vila Real Data de inscrição : 22/12/2006
| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota Qua 4 Abr - 20:11:24 | |
| Caro Zé Tomaz
A insistência destes democratas em construirem o novo aeroporto de Lisboa, na Ota, leva-me a crer que é verdade que os actuais donos dos terrenos onde se prevê a implatação do aeropoto, sejam de pessoas ligadas ao aparelho do PS, como a Secretária de Mário Soares, Vera Jardim, Almeida Santos, etc. Quanto custarão os terrenos?
A propósito do Guterres ser Eng., parece que este também o era porque tirou o curso após 25 de Abril, com todas as passagens administrativas típicas dessa altura, no entanto, também ao que parece, é do ramo de Química, e daí, que as palavras do Eng. António Brotas lhe tenham entrado por um ouvido e saido por outro.
Em todo o caso quanto mais asneiras fizerem estes democratas mais nós deviamos aproveitá-las para os denegrir colectivamente. Afinal, tanta vertente prática da vida dá nestes elefantes brancos?
Tenha uma Santa Páscoa,
António Matos | |
| | | José Tomaz Mello Breyner Almirante do Império
Número de Mensagens : 734 Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com Data de inscrição : 19/08/2006
| | | | Valdez Almirante do Império
Número de Mensagens : 926 Local/Origem: : www.reifazdeconta.pt.vu Data de inscrição : 13/12/2006
| Assunto: RE Ter 1 maio - 19:24:45 | |
| Caro Zé Tomaz a tua proposta é tão visionária que até os ET´s já lá tem uma base aérea. Foi detectada pela estação orbital!
http://www.shtareer.com.br/materias/me.php?ac=18 | |
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| Assunto: Re: Contra o Aeroporto da Ota | |
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