MONARQUIA TRADICIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Do Estado Moderno ao estado Pós-Moderno

Ir para baixo 
AutorMensagem
NacionalCristão
Guarda-Marinha
Guarda-Marinha



Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/09/2007

Do Estado Moderno ao estado Pós-Moderno Empty
MensagemAssunto: Do Estado Moderno ao estado Pós-Moderno   Do Estado Moderno ao estado Pós-Moderno EmptySex 1 Fev - 2:19:03

Vulgarmente, ataca-se o Estado, caindo-se em grave equívoco ao identificar-se um qualquer governo com o próprio Estado. No entanto, a essência do Estado não se pode confundir com as funções dos órgãos de soberania. Estes ataques têm normalmente duas origens: uma nasce na ignorância dos insatisfeitos com os governos ou com o sistema político vigente; outra no propósito de derrubar o Estado a qualquer preço, vendendo a alma ao diabo, a fim de que interesses privados se sobreponham ao interesse comum. Porém, o Estado caracteriza-se pelos seguintes três elementos: Território, População e aparelho do Poder Político. O Estado Moderno surgiu das cinzas da Idade Média, no século XIV, com o germinar do Renascimento e dos novos valores humanistas onde o anticlericalismo era forte e o uso e abuso de contravalores também. Progressivamente, o homem foi-se afastando da esfera de influência da Igreja Católica e, inevitavelmente, de Deus. O modo de organização das sociedades medievais, o feudalismo, foi substituído pelo desenvolvimento da economia mercantil. Com o ruir do feudalismo, a sociedade organizou-se de forma diferente e surgiram os Estados. Porém, esses Estados necessitavam de um representante, um líder, um protector, motivo pelo qual os reis e os príncipes, legitimados pela coroa, tenderam a concentrar em si todo o poder. No início, esse poder era partilhado pelas Cortes, mas com o evoluir da concentração de poderes o rei acabou por tomar o poder absoluto, achando-se em alguns casos o representante de Deus na Terra (salvaguarde-se um ou outro caso, como foi o de Portugal, onde até os erradamente chamado “Absolutismo” de D. Miguel I nunca prescindiu da legitimação por parte das Cortes). A consciência nacional, consciência colectiva, ou seja, o sentimento de pertença a uma determinada comunidade, com uma história e objectivos comuns, nasceu com o Estado Moderno, permanecendo até aos dias de hoje, embora os defensores da globalização tudo façam para ofuscar as pessoas massificadas, lançando-as em permanente confusão, no que respeita à sua Identidade.

Com a vitória da Revolução Francesa, em 1789, termina o Absolutismo, derrotado pelos novos ideais liberais, e instala-se a divisão dos poderes, alegando-se que assim se evitaria o despotismo e a tirania. Porém, a verdadeira intenção era combater a autoridade e abrir caminho ao individualismo. Surge então o poder institucionalizado despersonalizado, eficaz, cujo objectivo anunciado era o garante da segurança contra os perigos internos e externos. O poder deixou de ter um único rosto, tornou-se despersonalizado e foi dividido em três grandes pilares: Executivo Legislativo e Judicial. O sufrágio passou a ser o acto fundamental que legitimava os representantes das várias instituições estatais. Vulgarmente, acontecia (e acontece) as pessoas não conhecerem os eleitos em quem votaram. Contudo, na teoria, a intenção actual é aproximar os eleitores dos órgãos de decisão política, para que haja uma maior participação dos cidadãos nos destinos escolhidos por aqueles que têm a função de governar. Contudo, na prática, cada vez é maior o afastamento entre eleitores e eleitos. Os órgãos de comunicação social desempenham aqui um papel de enorme importância, porém o seu trabalho peca frequentemente pela falta de rigor e imparcialidade, a que não é alheio o facto de serem quase sempre controlados por forças próximas da classe política. A comunicação social está descredibilizada, os eleitores estão cada vez mais desconfiados em relação às actividades políticas, e há a clara sensação de que prevalecem mais os interesses individuais e particulares do que o interesse colectivo. O bem comum deixou de ser preocupação, poucos se interessam com o todo, colocando ênfase apenas nos interesses particulares ou sectários. E, quando todos procuram satisfazer os seus próprios interesses, descurando o interesse geral, mergulhamos na demagogia. A comunicação social tornou-se ela própria um forte organismo de poder, superada, na actualidade, apenas pelo poder económico cada vez mais afunilado. Certo é que mais vale um Estado forte do que um Estado estéril, não soberano, que não tenha nem o poder de querer nem o poder de comandar. Após o tratado de Lisboa, recentemente realizado, já não sabemos que categoria de Estado temos. Toda a federação tende para a unificação, sendo os poderes dos Estados federados progressivamente confiscados pelo Estado federal. A mundialização, em marcha acelerada, despreza as fronteiras, as culturas e os povos, em nome de uma “agilização” do mercado que protege apenas os interesses de alguns e leva a que os cidadãos, progressivamente destituídos de referências essenciais à vida em sociedade (nacionais, regionais, étnicas, culturais, familiares e religiosas) caiam cada vez mais num individualismo estéril, que se traduz num desnorte completo e numa vida sem objectivos onde o único prazer é o consumo desenfreado. Ao sistema, não interessa que o indivíduo tenha outros objectivos que não o trabalhar para consumir (sem questionar o que quer que seja).

No ambiente obscurantista das últimas décadas, surge o movimento pós-moderno como paradigma sócio-cultural e estético do capitalismo afeiçoado ao marxismo. O pós-moderno, envolvido pelo seu lado místico e gnóstico (não escapando a bruxaria), profundamente anticristão, resulta da exacerbação de certas características das sociedades modernas, tais como o relativismo, o individualismo, o consumismo ou a ética hedonista. Desde a década de 1980 que se desenvolve um processo de construção de uma cultura a nível global. Não apenas a cultura de massa, já desenvolvida e consolidada desde meados do século XX, mas um verdadeiro sistema-mundo cultural que acompanha o sistema-mundo político-económico resultante da globalização. A Pós-Modernidade, que é o aspecto cultural da sociedade pós-industrial, impõe a aceitação de todos os estilos e estéticas, pretende a abarcamento de todas as culturas transformando-as em simples mercados consumidores, onde um dia todas elas se misturarão numa só cultura global, acabando-se assim com a diversidade, que é a verdadeira riqueza cultural do mundo.

O fio condutor deste processo metamórfico foi sempre a imoralidade em crescendo. Os contra-valores como a traição, a infidelidade, a mentira, o egoísmo e a inveja foram-se instalando como padrões de conduta moralmente aceitáveis. Porém, a maioria dos homens tende para o bem comum e para a defesa dos valores naturais. Assistimos assim à imposição da vontade de uma minoria sobre a passividade da maioria. O particular passou a ter a primazia sobre o todo, o indivíduo esmaga as normas sociais sobrepondo-se aos interesses da colectividade, ostentando com orgulho o seu parasitismo e o seu oportunismo. O homem criador é limitado pelo homem redutor. As desigualdades fatalmente aumentam, privilegiando os vigaristas, os trapaceiros, os corruptos e os criminosos de toda a espécie. Caminha-se para a mecanização do ser humano. A liberdade é-lhe retirada, não permitindo a sua evolução espiritual, inculcando-lhe em alternativa um determinismo e um mecanicismo que são totalmente opostos ao livre-arbítrio e à capacidade de transcendência do ser humano. As operações do espírito definidas por Aristóteles (saber, fazer e criar) estão cada vez mais ausentes. O embrutecimento geral das populações, fomentado a nível superior, tem um propósito simples: escravizar o indivíduo a um sistema totalitário. O amor não é contabilizável nem se pode reduzir a um conjunto de fórmulas: dependerá sempre da livre vontade do agente, de cada um de nós. Recordando Cícero “A República é a coisa do povo, é o próprio povo, não um qualquer conjunto de homens, mas uma comunidade unida por um acordo de direito e por uma comunidade de interesses". O estado actual é uma consequência da pilhagem individual sobre os bens comuns. A função do poder político que é a de subordinar os interesses particulares aos interesses gerais não se cumpre. O paraíso da bandidagem pós-moderna é o inferno do homem honesto.
http://nacional-cristianismo.blogspot.com/2008/01/do-estado-moderno-ao-estado-ps-moderno.html
Ir para o topo Ir para baixo
 
Do Estado Moderno ao estado Pós-Moderno
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que quer dizer monarquia?
» Petição - Terrorismo não deve ter honras de Estado
» Maquiavel, Bodin, Hobbes - Patriarcas do Estado Forte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MONARQUIA TRADICIONAL :: GERAL-
Ir para: