MONARQUIA TRADICIONAL

Nós seremos livres, nosso rei será livre, nossas mãos nos libertarão
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 Mordomia Mor da Casa Real

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
José Tomaz Mello Breyner
Almirante do Império
Almirante do Império


Masculino
Número de Mensagens : 734
Local/Origem: : www.yorkhouselisboa.com
Data de inscrição : 19/08/2006

MensagemAssunto: Mordomia Mor da Casa Real   Ter 17 Jul - 11:13:19

Nuno Borrego, autor de obras de referência no âmbito da Genealogia e da Heráldica – Livro Genealógico das Famílias desta cidade de Portalegre, Carta de Brasão de Armas - Colectânea, Carta de Brasão de Armas - Vol. II, As Ordenanças e as Milícias em Portugal - Vol. I, etc. – acaba de concluir um novo trabalho de fôlego que será lançado no próximo mês de Setembro.

Em Mordomia-Mor da Casa Real – Foros e Ofícios (1755-1910), o autor fez o levantamento - cerca de 12.000 registos - de todos os foros - Fidalgos Cavaleiros, Moços Fidalgos, Cavaleiros Fidalgos, etc.-, ofícios da Casa e Câmara Real - médicos, cirurgiões, músicos da Real Câmara, etc. - e fornecedores da Casa Real Portuguesa no período que vai do terramoto de 1755 ao final da Monarquia e abrange Portugal e Ilhas, Brasil, Mazagão, etc.

A investigação assentou nos 30 Livros da Mordomia-Mor da Casa Real existentes na Torre do Tombo. Foi sumariado cada alvará de concessão com indicação do nome do agraciado, a naturalidade, o nome do pai, do avô quando o foro era concedido por sucessão, o foro, a moradia, a data da concessão e a indicação do livro e fólio em que se encontra registado.
Apresenta-se também a biografia dos Mordomos-Mores da Casa Real desde o reinado de D. Afonso V a 1910, um apêndice documental que inclui o Regimento do Mordomo-Mor, o Regimento das Moradias e outra legislação relevante sobre esta matéria. Um exaustivo índice onomástico e toponímico completa mais este notável trabalho de Nuno Borrego. O prefácio é de D. Luís da Costa de Sousa de Macedo (Mesquitela).

A obra, editada pela Tribuna da História, é composta por 2 tomos, em formato 21x29,7 (vulgo A4), no total de 1.450 páginas, que incluem 270 gravuras, sendo 48 a cores, de indivíduos agraciados com foros e ofícios da Casa Real, em papel couché, encadernada em capa dura.

O lançamento ocorrerá na segunda quinzena de Setembro, em local e data a anunciar e a subscrição decorrerá até ao próximo dia 31 de Julho, beneficiando os subscritores do preço especial de 70 Euros. Depois desta data, o preço de venda será de 88 Euros.





Para subscrever esta obra ao preço especial de lançamento clique aqui :

http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=850
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Mordomia Mor da Casa Real
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Receita- Fixador de cabelos e cachos feito em casa
» foi realizada a abertura da primeira casa de oração ministério de Jandira, nos Estados Unidos, Cidade de Columbus no Estado de Ohio
» vocês acham certo o namorado dormir na casa da namorada na mesma cama
» A palavra fala que a sua família será salva Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua casa"
» Casa de Oração CCB ...temos isso também ??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MONARQUIA TRADICIONAL :: GERAL-
Ir para: